domingo, 10 de outubro de 2010

Fast fashion

Hoje consegui fazer um post um pouco mais elaborado, vou aproveitar e tentar fazer alguns assim todo fim de semana!


Fast Fashion: criar, vender e renovar!

Talvez alguns nunca tenham ouvido o termo fast fashion, mas, com toda certeza, todo mundo já se deparou com alguma loja desse segmento nos shoppings ou nas ruas.

No Brasil, algumas dessas lojas são C&A, Renner e Zara, além da 284 (dos herdeiros da Daslu) e da Pop Up Store (da filha do Roberto Justus), que seguem um fast fashion um pouco mais luxuoso – eu mesma inventei essa definição deluxe, então posso estar equivocada.

Exemplos do exterior são as redes Topshop, H&M, Urban Outfitters e Forever 21.

O diferencial delas? As fast fashion, ao invés de desenvolver apenas duas coleções anuais (spring/summer e fall/winter), lançam várias pequenas coleções durante o ano, antecipando as tendências que são desfiladas nas passarelas e também inspiradas em peças que estão em evidência na mídia, através de novelas e de artistas, por exemplo. Enquanto as coleções normais levam cerca de seis meses para serem desenvolvidas, os estilistas das fast fashion podem ver suas criações prontas, nas araras das lojas, em 20 ou 30 dias.

Com essa dinâmica, esse tipo de loja atrai e conquista o público. Uma pesquisa comprovou que os clientes da Zara, na Europa, compram na loja cerca de 17 vezes ao ano, frequência maior do que nas lojas ‘normais’. Parte da clientela compra por impulso, por causa das peças novas e com preço, geralmente, baixo.

Também é comprovado que as pessoas compram mais logo após o lançamento da coleção, e as vendas ficam estagnadas depois disso. Nas fast fashion, há sempre novidades, atraindo os clientes, e evitando peças encalhadas em estoque, eles retiram de venda o que não fez sucesso (liquidação hehe) e repõe as peças que fazem sucesso.

Alguns contras são a qualidade de acabamento e a durabilidade das peças, proporcionais aos preços e ao tempo de desenvolvimento, então não se deve exigir muito das roupas, afinal, o conceito ff propõe peças que estão na moda para a estação (e que duram esse tempo :P). E o comprador deve ser rápido na compra, pois em uma ou duas semanas, a peça desejada já pode ter saído de circulação, e esse ‘medinho’ estimula as compras por puro impulso.

Xoxo, Ana

Um comentário:

  1. eu amoooo esse tipo de loja
    eh o melhor conceito possivel

    mas a forever 21 faz roupas boas, que duram. Eu concordo que as da H&M tem qualidade ruim, mas sao baratas e da moda, entao compramos hahaha
    as da C&A tbm

    mas as da Zara sao oootimas tbm
    ahh, eu adoro esse tipo de loja
    que alem de SEMPRE ter novidade, normalmente tem o conceito de vc ir la, pegar seu tamanho e experimentar por conta propria, e nao depender de vendedora chata

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