sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sex and the City

Aproveitando o gancho do meu post anterior sobre o lançamento do DVD de SATC 2...
Vou postar aqui no blog um texto que eu fiz no 1º semestre, na matéria de Produção e Interpretação de Textos, do super professor @sergiorizzo.

Não tem muito a ver com o blog, mas eu sou meio insegura com os textos que eu escrevo e gosto de mostrá-los quando eu acho que estão legais.

A proposta da atividade era fazer uma crítica (positiva ou negativa) à algum programa de televisão. Eu escolhi o seriado Sex and the City. Acho que dá para fazer vocês refletirem um pouco também!



Aqui vai... :)


Sex and the City é um seriado, inspirado no livro homônimo de Candace Bushnell, e foi exibido entre os anos de 1998 e 2004. Após seu término já foram rodados dois filmes, o segundo com estreia marcada para o dia 28 de maio nos cinemas brasileiros.

Voltada para o público feminino, a série tem uma trama envolvente, que relata o cotidiano de quatro amigas (Carrie, Charlotte, Samantha e Miranda). O diferencial é o fato das amigas estarem numa faixa etária (30-45 anos) que geralmente, em outras séries ou filmes, é retratada sob a tradicional forma de boas mulheres, casadas e mães de família.

Em busca do verdadeiro amor, as amigas de SATC reúnem-se sempre para falar de suas alegrias, decepções, sonhos, compras e, claro, sexo. Alguns conservadores podem pensar que o enfoque dado ao sexo torna o seriado um programa censurável. Entretanto, isso serve para representar o desejo dessas mulheres independentes e bem-sucedidas no trabalho de terem liberdade em seus relacionamentos. Um ponto forte é a forma bem-humorada e, por vezes, cínica com que elas lidam com situações adversas.

A cidade de Nova York, rápida e diversificada, é o cenário ideal para as aventuras do grupo, e, apesar de certos exageros e coincidências que só acontecem na dramaturgia, o enredo é bastante fiel à realidade. Mulheres comuns se identificam com algumas das situações, e é muito mais interessante lembrar-se delas rindo. A série também se tornou referência fashion, com roupas e acessórios que conquistaram espaço nos sonhos das telespectadoras.

A relação entre as quatro também é um exemplo para os homens que pensam que não há sinceridade e companheirismo nas amizades femininas. O seriado, como um todo, serve de crítica aos que ainda vêem de forma preconceituosa a ascensão feminina em meio a uma sociedade, ainda, machista. Por esses motivos pode ser considerado um marco televisivo, merecedor das premiações que recebeu, além de um sucesso de audiência.

Xoxo, Ana

Um comentário:

E aíí?? Deixe um comentário para nós! :)