terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dengo



Hoje a dica é cultural!
Eu não sou totalmente amante e entendedora de arte, mas é um assunto que me encanta.

A arte contemporânea às vezes é meio confusa, por não ter aquele molde tradicional, mas é muito rica por trazer críticas camufladas, que levam você a fazer uma reflexão.

É o caso de Dengo, exposição do artista carioca Ernesto Neto que o MAM recebe em sua Grande Sala.

O visual da obra é LINDO, eu fiquei encantada quando entrei no salão e vi uma mega estrutura de crochê colorido no teto! Olhem a imagem ao lado e imaginem isso cobrindo centenas de metros quadrados.


O crochê interligava todas as células da obra, que, além de ser uma experiência interativa e multisensorial (estimula visão, audição, tato, olfato e paladar), traziam uma crítica social por trás.
Muito interessante a forma que o artista encontrou para criticar a industrialização versus os produtos naturais e nacionais e ele também chamou atenção para a questão dos vendedores ambulantes, já que eles ajudam a movimentar a economia do país, mas não são valorizados.
E o nome da exposição foi escolhido por Ernesto para lembrar as pessoas de que a vida fica mais fácil com um pouco de carinho. "Encha sua vida de dengo."

Outro detalhe marcante da instalação são as gotas, comuns no trabalho do artista. Em cada célula (parte da obra) elas são recheadas com alguma coisa que contextualiza a obra (de bolinhas a latas de refrigerante cheias e vazias).
É tudo muito bonito e colorido, dá vontade de ter um quarto Dengo! hahaha

fotos: Nathália De Vivo

Postagem surgiu depois de passar uma tarde inteirinha em grupo diagramanda uma revista sobre essa exposição, trabalho de História da Arte. Ficou linda!

Dengo - de Ernesto Neto
MAM
Parque do Ibirapuera - portão 3
até 17 de dezembro
entrada franca

xoxo, Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aíí?? Deixe um comentário para nós! :)