terça-feira, 7 de setembro de 2010

Bolsas (das) famosas

Em outro post (No chain, no gain), eu escrevi sobre a origem do nome da bolsa 2.55, da Chanel. Hoje vou contar a história de algumas outras bolsas, que receberam, como forma de homenagem, o nome de grandes personalidades. Duas delas também foram homenageadas pela coleção Divas, da Impala, que eu falei em outro post, lembram?

Começando pela bolsa Kelly, da marca francesa Hermès. Bolsa de couro em formato trapézio e com alças curtas, criada em 1935, mas que em 1956 recebeu um nome, em homenagem à atriz Grace Kelly, que tinha vários modelos, e sempre os usava em aparições públicas, sendo as mais célebres, as vezes em que ela, grávida, escondeu a barriga com a bolsa.

Mais uma da Hermès: a Birkin. Esse modelo não recebeu nome por acaso; foi desenhado pela atriz Jane Birkin. Em uma viagem de avião, ela encontrou Jean-Louis Dumas, presidente da marca. Ela reclamou que não sua bolsa não cabia no bagageiro, e recebeu o convite de criar um modelo para a maison. O lançamento foi em 1984 e, atualmente, esse é um dos modelos mais cobiçados (e caros) de bolsas do mundo.

Agora, uma história mais recente: Lady Dior, da Dior. Em 1995, prestes a receber Lady Di, a então primeira dama da França pediu uma sugestão de presente ao estilista da marca, Gianfranco Ferré. O modelo caiu no gosto da princesa Diana, que transformou a bolsa, até então chamada Chouchou, em símbolo de elegância, e ela se tornou o ícone da marca francesa. Curiosidade: após Lady Di aparecer publicamente com a bolsa, foram vendidas 100 mil delas em um ano.

Em homenagem à uma outra grande mulher: Jackie, da Gucci. O modelo foi lançado em 1961, chamada, até então, Constance. Tinha várias fãs famosas, como Barbra Streisand, mas a mais famosa de todas era Jacqueline Kennedy Onassis. Símbolo de elegância do século XX, a primeira dama americana foi homenageada pela marca. O modelo manteve-se original até 2009, quando recebeu pequenas alterações, como um porta-celular, e o nome New Jackie bag.



PS: aproveitando que falei da Jackie Kennedy, olhem só essas fotos, da Katie Holmes. Ela está parecidíssima com a ex-primeira dama, para gravar a série The Kennedys. O figurino também é super parecido, merece elogios!

Xoxo, Ana

Um comentário:

  1. eu pago um pau imenso pra hermes, mas eu tenho que dizer que essa dior eh maravilhosaaa

    ResponderExcluir

E aíí?? Deixe um comentário para nós! :)