quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Intercambio - Nova Iorque ou Sao Francisco

Oi gente, enquanto eu estava viajando a leitora Samanta me pediu que fiesse um post sobre intercambios, dando a minha opiniao sobre Nova Iorque e Sao Francisco, e eu ameeeei a ideia, faz tempo que eu quero fazer um post assim. Hoje como o tecnico da net acabouuu de sair aqui de casa e minha net entao esta excelente, vou fazer.

Lembrando que vou me basear nas minhas experiencias em cada cidade, eu conheci Sao Francisco nessas ferias, e passei apenas 3 dias, ja Nova Iorque ja fui umas 4, 5 vezes, tanto no frio quanto no calor, entao posso analizar melhor.

A Samanta pretende ir em janeiro, entao vamos comecar comparando o clima de cada cidade: Nova Iorque em janeiro eh frio, nao friiiiiiiiiiiiiiiiiiiio, mas frio, eu ja fui 3 vezes pra la em dezembro/janeiro e nunca peguei neve. Eh frio tipo de 0 a 7 graus, achei o ar bem seco, o que me agrada muuuuito, e ventos moderados. Quando as pessoas nunca foram para um lugar que neva eu acho que elas tem uma ideia diferente do frio, pq a gnt se baseia no nosso frio daqui, que eh completamente diferente do de la. Nosso frio eu acho umido, pra mim parece que doi por dentro da pele, e la nao eh assim, enquanto vc esta andando na rua seu rosto congela, mas fora isso fica tudo okk.
No verao Nova Iorque eh quente, abafado sabe, mas nao eh insuportavel, com uma roupa fresquinha voce vai de um lugar pro outro tranquilamente andando. Isso eh uma bela vantagem de Nova Iorque - transporte publico e a pe, tudo vc faz de metro, taxi ou a pe, voce piscou e aparece um taxi na sua frente, o metro eh meio velho e eh bem mais devagar do que o de sp, mas funciona e leva voce pra todos os lugares, desde os pontos turisticos ate as lojas boas nos bairros afastados.

Sao Francisco tem um verao desgracado hahahaha, ta achando que eh calor? NAOOO! Foi o pior frio que eu ja peguei na minha vida hahaha, e eu que achava que sensacao termina de -25 em Toronto tinha sido foda. Julho era pra ser quente neh? eu tbm imaginava, por isso na minha mala soh tinha biquini, shorts e vestidinho tomara que caia e eu me ferrei. Tudo bem que pode ser que os dias que eu esive la tava uma frente fria, aquilo nao era o normal e tal, mas era sim, conversei com varias pessoas, inclusive uma mulher que mora a 30 min de sao francisco me disse no voo: Voce nao trouxe jaqueta? nem calca? Soh esse cardigan? Pode falar pro seu pai liberar o cartao entao, pq vc vai precisar comprar umas roupas hahaha. Enquanto la estava 11 graus, em orlando meu primo zuava de mim, ja que estava 37 graus. Fora que a gnt chegou, tava garoando, no dia seguinte garoou, e no outro caiu uma tempestade hahaha. Nos tentamos ver a ponte Golden Gate, simbolo da cidade neh, entao, eh impossivel ve-la, o proprio cara do onibus falou: todo mundo aqui quer ver a ponte neh, entao, eu vou falar tanto dela que voces vao ateh ve-la haha.


Essa foi a melhor foto que eu consegui da ponte.

Passeios:

Nova Iorque tem inuuumeras coisas pra fazer neh, estatua da liberdade, Empire states, city tour, lojas e mais lojas, broadway, times square, brooklin, central park, chinatown, etc etc etc. Gosto bastante de la, acho que voce encontra restaurantes de todos os tipos - inclusive brasileiros - e coisas pra fazer para todos os gostos. Ha muuitas lojas, 5th avenue, outlet, lojas da Lexinton, da Times, etc etc etc.



Sao Francisco tbm eh boa pra passeios, ha muitas lojas na Union Square, um bairro bem grande com muuuuuuuuuitas lojas, H&M, Forever XXI, Ross, Macys, Saks, Old Navy, etc etc, alem de um shopping bem no meio do bairro, com Abercrombie, Coach, Aeropostale, Guess, Crocs entre muuitas outras. Falando em passeios mesmo, o de bonde foi de loooonge o meu preferido, o bondinho eh demais, o transito da cidade inteira para enquanto o bonde esta passando, e a linha eh bem no meio daquelas subidas e descidas famosas em perseguicoes de filmes, muuuito legal.


Eu o peguei no primeiro ponto e desci no ultimo, e queria voltar com ele, mas peguei mais de 2hrs na fila do bonde num frio desgracado mas com um sol absurdo, meu pai ficou vermelhissimo no rosto, soh pra vcs terem nocao do clima, no passeio de bonde eu tava com uma regata, uma camisa, um cardigan, um moletom e um casaco de pelo por cima, isso com o capuz do casaco, e congelando. Gostei muuito do Pier 39, um pier suuuper badalado, cheio de gente, de lojinhas, restaurantes, creperias, etc.





Alem disso ha o Fishmans Warf, chinatown, etc.

Mas vamos pensar em intercambio certo: em NY ha muuuitos turistas, e muuuitos brasileiros, se voce nao quer ouvir portugues enquanto tiver viajando, nao va pra la. Sao Francisco tem bem menos brasileiros, pelo menos eu achei, durante os dias que passei la nao encontrei muitos brasileiros.

Preco para aluguel: em termos de moradia, acho que as duas cidades sao caras, NY eh a mais cara dos EUA em imoveis e Sao Francisco eh a segunda mais cara, entao nao tem muita diferenca.


Agora, eu vou vou dizer qual cidade voce deve escolher Samanta, porque acho que isso la no fundo voce ja deve saber =) As duas cidades sao lindas e eu tenho certeza que voce vai curtir muito a viagem onde quer que seja.

Ahhh, outra coisa, o voo, pra NY tem voo direto, dura umas 10 hrs acho, pra SF voce tem que pegar 2 voos, eu fui por Miami 8hrs e de la pra SF mais ums 6hrs, foi um horror hahaha, quem vai por Dallas vai beeeeem melhor, pois eh muito menos tempo de voo.

Gostou do post?

Beijoos

Camila de Freitas

2 comentários:

  1. Caah mto mto obrigada pelo post, me ajudou bastante apesar de não ter decidido ainda..... vcs escrevem mto bem!!!

    bjoos Samanta

    ResponderExcluir
  2. ai que bom que gostou samanta, porque eu amei a ideia do seu post, mas fiquei com medo de influenciar sua decisao sabe, queria soh contar mesmo o que eu acho de cada cidade =)

    aiiii, obrigada =) eu nao penso pra postar sabe, eu vou escrevendo o que vem na cabeca, com o coracao, e fico muito feliz quando alguem me elogia

    mas a ana eh profissional neh, jornalista =)

    Beijooos,
    e depois conta pra gente o que voce decidiu!

    Camila

    ResponderExcluir

E aíí?? Deixe um comentário para nós! :)